Gestores de todo o Brasil debatem em Aracaju iniciativas voltadas à inclusão produtiva e geração de emprego e renda
Aracaju será palco da 144ª Assembleia Geral Ordinária do Fórum Nacional de Secretários do Trabalho (Fonset). O evento acontecerá nesta quinta, 29, no Palácio dos Despachos, a partir das 14h, e reunirá gestores e especialistas de diversos estados do país para compartilhar experiências e debater políticas públicas voltadas ao trabalho, emprego, qualificação profissional e empreendedorismo.
Para o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles, a presença de secretários de estado do trabalho de todo o Brasil em Sergipe demonstra a força do Estado na execução de políticas públicas estratégicas para geração de emprego e renda. “A realização da assembleia em Sergipe não é apenas um reconhecimento da capacidade de articulação do estado, mas também uma oportunidade de apresentar ao Brasil os programas inovadores desenvolvidos pela Secretaria do Trabalho, que vêm se consolidando como referência nacional”, comemora.
A reunião do Fonset contará com uma série de diálogos institucionais e deliberações estratégicas. Estão previstas participações de representantes do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), como o diretor de Emprego e Renda da Secretaria de Qualificação, Emprego e Renda (Semp), Tiago Mota; e o diretor de Projetos da Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária (Senaes), Sérgio Godoy, que contribuirá de forma online. Também estará presente o secretário-executivo substituto do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), Sandro Pereira Silva.
A pauta inclui, ainda, uma segunda rodada de discussão sobre o Fundo de Reparação de Danos Trabalhistas, com a presença do procurador-chefe da PRT da 20ª Região, Dr. Márcio Amazonas. Outro ponto importante será a discussão e deliberação em torno da 113ª Conferência Internacional do Trabalho, promovida pela OIT. Na área de comunicação, a responsável pela Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado do Trabalho do Ceará, Ana Clara Braga, apresentará as novidades do Fonset, incluindo o novo portal, perfil no Instagram e a rede de comunicadores.
Por fim, a pauta administrativa trará a formalização do trabalho das comissões Jurídica, Legislativa e de Assuntos Internacionais, além da recomposição de cargos vagos, como o de Vice-presidente da Região Sul e o 2º Secretário.
Programação para os secretários
A programação dos integrantes do Fonset em Sergipe segue até a sexta-feira, dia 30. A ação começa com uma reunião na quinta-feira, às 9h, na Sala de Situação do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Na oportunidade, serão apresentadas iniciativas como a plataforma de empregos GO Sergipe – Geração de Oportunidades, o Programa Primeiro Emprego, o Qualifica Sergipe, o Programa Rumo ao Emprego e o Programa do Artesanato Sergipano. Essas ações mostram o compromisso do estado com a inclusão produtiva, a valorização do artesanato local e o uso de inteligência de dados para orientar políticas públicas eficazes.
Na sexta-feira, os integrantes do Fonset vão acompanhar a aula inaugural do Programa Primeiro Emprego, que acontecerá na Biblioteca Epifânio Dória, a partir das 8h30. O evento reunirá cerca de 200 novos alunos para dar início a uma jornada transformadora no programa, que tem como objetivo mudar a realidade de jovens entre 18 e 29 anos que nunca tiveram uma oportunidade formal de trabalho.
Ao sediar o FONSET, Sergipe reafirma seu papel de protagonismo no cenário nacional das políticas públicas de trabalho, mostrando que soluções criativas, gestão eficiente e integração entre governo e sociedade são caminhos possíveis para gerar oportunidades reais para a população.